terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Intimidade e Familiaridade

Apesar de serem bastante parecidas essas palavras não possuem o mesmo significado. Você já parou para pensar sobre isso?

Ao pensarmos sobre essa diferença é interessante que leiamos os seguintes textos bíblicos: 

Mateus 8:5-10 - E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centuriäo, rogando-lhe, 
E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado. 
E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde. 
E o centuriäo, respondendo, disse: Senhor, näo sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. 
Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz. 
E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé. 

João 14:1-9 - Näo se turbe o vosso coraçäo; credes em Deus, crede também em mim. 
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se näo fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. 
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. 
Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho. 
Disse-lhe Tomé: Senhor, nós näo sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? 
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senäo por mim. 
Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. 
Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. 
Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e näo me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? 

Comparemos os dois tipos de comportamento, revelados nestes textos.

Embora estivessem sempre com o Senhor Jesus Cristo, andando e pregando com Ele, os discípulos Tomé e Filipe, naquele momento, não desfrutavam de intimidade, isto é, verdadeira comunhão, com o Salvador. Eles apenas estavam familiarizados com o que lhe dizia respeito.
Já o Centurião, mesmo não sendo de Israel, mesmo não convivendo com Jesus diariamente, estava íntimo da Sua santidade, do Seu poder.

Devemos, portanto, atentar para o fato de que podemos cair nesta mesma armadilha: estar familiarizados , mas não íntimos do nosso Salvador.
Um exemplo desse tipo de conduta se dá quando nos envolvemos com o serviço da igreja, convivemos com os irmãos, até manuseamos o conhecimento bíblico com certa frequência, mas o fazemos por rotina ou aparência, e não com inteireza de coração.

Se agimos assim, não estamos crescendo na comunhão com Cristo.

Assim sendo, façamos o que nos diz a Bíblia em 

Colossenses 3:16-17 - A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cánticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coraçäo. 
E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. 

I Timóteo 4:15-16 - Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. 
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.


Para que assim então possamos estar além de familiarizados com a Obra, íntimos do nosso Pai, tendo livre acesso a Ele com ousadia e confiança.

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário